Concerns About the Coronavirus (COVID-19) - A Portuguese Translation

0 Comments   |   
Like 0 Likes

Esse documento foi traduzido em 13/3/2020 por Maria Clara Castellões de Oliveira, vice-presidente da Associação dos Portadores de Linfangioleiomiomatose do Brasil, com a permissão da LAM Foundation.

DECLARAÇÃO DA LAM FOUNDATION SOBRE A COVID-19, DE 11/3/2020  
 
A LAM Foundation está monitorando de perto os desenvolvimentos relacionados à COVID-19, que evoluem rapidamente. Embora nesse momento o risco de que um indivíduo contraia a doença seja baixo, o número de pessoas infectadas continua a crescer e é provável que leve algum tempo antes que a proliferação dos vírus seja contida. A Organização Mundial da Saúde oficialmente declarou a COVID-19 uma pandemia. Na maioria dos casos, a COVID-19 produz uma infecção respiratória leve, mas, em uma minoria dos casos, a doença pode ser mais grave e exigir a hospitalização ou mesmo os cuidados de uma terapia intensiva. A LAM Foundation endossa as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que são atualizadas regularmente e que podem ser acessadas através do endereço https://www.cdc.gov/ 
Uma versão ligeiramente modificada está fornecida abaixo. 
 
RECOMENDAÇÕES PARA O PÚBLICO EM GERAL 
Em geral, as medidas para prevenir a transmissão da COVID-19 são semelhantes às de outras doenças respiratórias como a gripe e os pacientes de LAM devem manter o mesmo grau de vigilância a respeito do controle de infecção que mantêm durante a estação típica da gripe. As recomendações mais importantes a fim de se prevenir a transmissão da COVID-19 são: 
 
1. Evitar multidões, reuniões de grupos grandes ou contato íntimo com pessoas doentes.

2. Ficar em casa se estiver doente ou se for de alto risco (ver abaixo).      

3. Limpar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies tocados usando produto desinfetante em spray ou um pano umedecido desinfetante.

4. Usar higienizador de mãos à base de álcool ou lavar as mãos adequada e frequentemente: https://www.cdc.gov/handwashing/

5. Usar máscaras faciais apenas se estiver doente.

6. Restringir viagens internacionais e viagens domésticas não essenciais. 


7. Checar as Informações de Viagem dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças antes de viajar: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019ncov/travelers/index.html  
 
RECOMENDAÇÕES ADICIONAIS PARA PESSOAS MAIS VELHAS E AQUELAS QUE POSSUEM OUTRAS CONDIÇÕES DE SAÚDE ASSOCIADAS

As chances de se desenvolver a COVID-19 aumentam com a idade, começando com os 60 anos. Ela é especialmente perigosa para pessoas acima de 80 anos. Pacientes mais velhos e aqueles que possuem outras condições crônicas de saúde associadas, tais como diabetes, hipertensão, doença cardíaca ou pulmonar, são aconselhados a tomarem as seguintes precauções além das mencionadas anteriormente: 
 
1. Estocarem medicamentos, itens de uso doméstico e de alimentação a fim de ficarem em casa por um tempo até que o surto comece a diminuir.  

2. Evitarem todo o tipo de viagem, se possível.

3. Praticarem o “distanciamento social” e tentarem manter uma distância de cerca de 1.80m entre as pessoas. 
 
RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA PACIENTES COM LAM

O fato de ser portador de LAM não significa ter alto risco de contrair a COVID-19, no entanto, é provável que a COVID-19 imponha um risco maior a pacientes com doença pulmonar subjacente significativa e/ou àqueles que estão fazendo uso de medicamentos imunossupressores, como o sirolimo. Embora não existam dados específicos sobre a doença, membros do Conselho Científico da LAM Foundation desenvolveram recomendações escalonadas, estratificadas com base no grau de gravidade da doença. 
 

Categoria da doença  Definição (qualquer um dos critérios listados na categoria) Risco da categoria  Recomendações 
Leve Função pulmonar (VEF1) >70% e sem sirolimo  Baixo  As mesmas das recomendações dos CDC para a população em geral. ii 
Moderada 1. Função pulmonar (VEF1) >70% e com sirolimo 2. Função pulmonar (VEF1) entre 50-70%, com ou sem sirolimo Moderado Seguir as mesmas das recomendações dos CDC para a população em geral iii a menos que haja surto de COVID-19 na comunidade, em cujo caso devem ser seguidas as recomendações para as condições associadas. 
Grave  1. Função pulmonar (VEF1) <50%  2. Pacientes que requerem uso de oxigênio suplementar a despeito da função pulmonar 3. Pacientes em avaliação para transplante pulmonar  4. Pacientes póstransplante  Alto  As mesmas das recomendações dos CDC para as pessoas mais velhas e aquelas com condições associadas. iv 

 
Por favor, tenha em mente que, embora tenhamos criado essas categorias, o perfil de risco para pacientes individuais pode variar dependendo de vários outros fatores, tais como condições de saúde associadas, estado de saúde global, comprometimento significativo de capacidade de difusão, etc. Os pacientes devem exercer o seu melhor julgamento e discutir com seus médicos quando forem tomar decisões, ao invés de se pautarem apenas nessas categorias. 
 
O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE TER CONTRAÍDO A COVID-19

Os sintomas típicos da COVID-19 são febre, tosse e falta de ar. Por favor, entre em contato com o seu pneumologista se você tiver esses sintomas ou se precisar de um atestado para faltar ao trabalho. 
 
CONSELHOS RELATIVOS À CONTINUAÇÃO DO SIROLIMO DURANTE O SURTO DA COVID-19

Não se sabe se o fato de estar usando o sirolimo aumenta o risco de complicações da COVID-19. Devido ao potencial de declínio da função pulmonar quando se está sem tomar o sirolimo, recomendamos fortemente que os pacientes de LAM não parem de tomar o sirolimo como uma medida de precaução durante o surto. Algumas circunstâncias, como uma infecção ativa devido à COVID-19, podem necessitar de uma redução da dose ou da interrupção do uso do sirolimo. Em tais circunstâncias, a decisão de modificar a dosagem ou de suspender o sirolimo deve ser tomada levando-se em consideração a condição de cada um em consulta focada com o médico cuidador. 
 

CONSELHOS RELATIVOS A CONSULTAS EM CENTROS DE TRATAMENTO DA LAM DURANTE O SURTO DA COVID-19

Os pacientes de LAM que estão bem podem discutir com seus médicos o adiamento ou a condução remota da rotina do centro de tratamento e das consultas para pesquisas clínicas até que o surto termine. 
 
OBSERVAÇÃO SOBRE RECOMENDAÇÕES EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO

É provável que as recomendações sobre a COVID-19 para pacientes de LAM se alterem ao longo do tempo. Todos os pacientes de LAM devem prestar atenção rigorosa à prevalência da COVID-19 em suas comunidades locais. No caso de um surto local, os pacientes de LAM que estão na categoria de risco moderado são aconselhados a adotarem as mesmas precauções que os da categoria de risco elevado. Monitoraremos de perto o surto e atualizaremos esse documento se necessário. 
  
A principal prioridade do Conselho Científico e Médico da LAM Foundation é a segurança e o bem-estar de nossa comunidade de pacientes de LAM. A força e o espírito incríveis da comunidade da LAM reside no fato de que todos nós nos apoiamos, especialmente em períodos como esse. Por favor, sintam-se à vontade para entrarem em contato com o seu médico de LAM ou com a LAM Foundation caso tenham outras perguntas e preocupações. 
 
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Esse conteúdo foi criado para fins de informação geral apenas. Não se pretende que esse conteúdo seja um substituto para o aconselhamento, o diagnóstico ou o tratamento médicos. Essas recomendações são baseadas tão somente em opiniões especializadas e o conselho de seu médico pessoal as precede. Procure sempre o conselho de seu médico ou de outro provedor de saúde qualificado com quaisquer perguntas que tenha em relação à sua condição médica. Nunca desconsidere o conselho profissional de um médico ou demore a procurá-lo em função de algo que tenha lido nesse documento. 
 
RECURSOS ADICIONAIS

Centros de Controle e Prevenção de Doenças – https://www.cdc.gov/ 
Sociedade Torácica Americana – https://www.thoracic.org/ 
Aliança da Esclerose Tuberosa – https://www.tsalliance.org/ 
  
i Esse documento foi traduzido em 13/3/2020 por Maria Clara Castellões de Oliveira, vice-presidente da Associação dos Portadores de Linfangioleiomiomatose do Brasil, com a permissão da LAM Foundation. A Alambra gostaria de agradecer à LAM Foundation nos nomes de sua Gerente de Serviços de Pacientes, Mary Sue Wentzel, e de sua Diretora-Executiva, Susan Sherman. ii cdc.gov/coronavirus/2019ncov/about/prevention.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fcoro navirus%2F2019-ncov%2Fabout%2Fprevention-treatment.html   iii Mesmo endereço acima. iv https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/specific-groups/high-riskcomplications.html 
 

No Comments



You need to login to comment.
Sign In to Participate
Or register to become a member